sexta-feira, 4 de setembro de 2015

NINGUÉM PODE TIRAR SUA PRÓPRIA VIDA

      Psicóloga Janaina Mariuzzi
Hoje o mês de Setembro se iniciou e, com ele, inicia-se também uma campanha de conscientização da população sobre a realidade do suicídio. Assim como já existe o ‘outubro rosa’, lembrado pela prevenção do câncer de mama, e o ‘novembro azul’, feito para conscientizar sobre as doenças masculinas, o ‘Setembro Amarelo’ foi criado para mostrar a realidade sobre o suicídio: para mais de 90% dos casos existe prevenção.
O suicídio é considerado um problema de saúde pública. Um brasileiro morre deste mal a cada 45 minutos. No mundo, o número cresce para um a cada 45 segundos. Pelo menos o triplo disso já tentou tirar a própria vida e outros chegaram a pensar em fazê-lo. Apesar dos números alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o tema, o que só colabora para o seu aumento.
A maioria das pessoas que tentam suicídio pedem ajuda e muitas vezes são ignoradas ou mal compreendidas. Leve muito a sério quando alguém disser que quer morrer, que não aguenta mais sua vida ou que deseja por um fim a tudo. Isso é um pedido de socorro!
Para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover passeio de motos com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população.
--
Janaina Mariuzzi - Psicóloga.
CRP 07/23879

Nenhum comentário:

Postar um comentário